Confira 42 curiosidades do filme “Elvis”, o longa que conta a história do maior nome do rock de todos os tempos.
Elvis, até hoje considerado o “Rei do Rock” foi um dos maiores músicos de todos os tempos, com uma história famosa e polêmica Hollywood viu uma grande oportunidade de criar um longa, e o filme foi um sucesso.
Em breve teremos em mãos o filme em sua versão blu-ray, e para comemorar esta chegada, trazemos a vocês 42 curiosidades do longa, vamos a lista.
1 – Para sua audição, Austin Butler se gravou originalmente cantando “Love Me Tender”. Quando ele assistiu, sentiu que era uma imitação de Elvis e se recusou a enviar. Alguns dias depois, ele teve um pesadelo que sua falecida mãe estava morrendo novamente. Oprimido pela dor, ele decidiu derramar sua emoção na música. Pensando na letra de “Unchained Melody”, ele lembrou: “Eu sempre considero que isso é para um parceiro romântico, mas e se eu cantar isso para minha mãe?” Sentou-se no piano de roupão e filmou. “E essa maneira de canalizar essas emoções parecia verdadeira”, disse o ator. O vídeo imediatamente prendeu a atenção do diretor Baz Luhrmanna, ele ficou confuso e intrigado. Luhrmann pensou: “Foi uma audição? Ou ele estava tendo um colapso?” O diretor expressou que a audição parecia filmado de uma câmera espiã. Luhrmann pediu para se encontrar com Butler e acabou lhe dando o papel.
2 – Austin Butler afirmou que um dos aspectos sobre Elvis Presley que se destacou para ele foi que ele perdeu sua mãe ainda jovem. Butler também perdeu a mãe ainda jovem. Ambos tinham 23 anos quando suas mães faleceram.
3 – A RCA comprou o contrato de Elvis Presley de Sam Phillips e Sun Studio por US $ 35.000, o que, na época, tornou o maior valor já pago por uma gravadora por um contrato.
4 – Em entrevista ao CinemaBlend, Austin Butler revelou que ligou para Rami Malek antes de filmar sua primeira apresentação.
5 – Enquanto dava entrevistas para imprensa, Austin ainda tinha um pouco do sotaque sulista que ele usou para retratar Elvis. Em uma entrevista, Butler disse que por ter passado tanto tempo preparando e filmando o filme, quando ele está na frente de muitas pessoas, há um gatilho e o sotaque simplesmente sai.
6 – A cena em que Elvis é visto colocando uma pistola em sua bota durante seus shows em Las Vegas é verdadeira. Ele começou a fazer isso depois de receber ameaças de morte.
7 – De todas as roupas que ele usou no filme, Austin Butler ficou com a roupa de couro preto.
8 – O especial de 68 foi filmado durante o verão e exibido em 3 de dezembro de 1968. Elvis assistiu em casa e não tinha certeza da reação que o show receberia. Assim que o show acabou, o telefone começou a tocar com elogios de amigos e familiares, o que aliviou Elvis. Quando as classificações chegaram, estimava-se que 42% dos televisores foram sintonizados para ver o famoso especial, que ajudou a lançar Elvis de volta às apresentações ao vivo em Las Vegas no ano seguinte.
9 – Apesar da educação cristã evangélica de Elvis, sua mãe, Gladys, era descendente de judeus. Ela até deu a ele o nome do meio hebraico Aaron. O próprio Elvis sabia que ele era parcialmente judeu, e quando sua mãe morreu, ele pediu que a lápide tivesse uma estrela de Davi esculpida nela para homenagear sua mãe.
10 – No total, enquanto interpretava Elvis Presley, Austin Butler usou 90 figurinos ao longo do filme.
11 – Austin Butler e Elvis Presley são, na verdade, primos distantes. O pai de Elvis, Vernon, e a mãe de Austin compartilham ancestralidade comum.
12 – Enquanto o diretor Baz Luhrmann estava realizando as audições, incluindo a audição de Austin Butler para o papel de Elvis Presley, Denzel Washington chamou o diretor para recomendar Butler. Washington e Butler co-estrelaram em uma peça chamada “The Iceman Cometh”. O ex-ator orientou o último. Curiosamente, Washington e Luhrmann não se conheciam antes quando o ator fez a ligação.
13 – A partir do especial de 1968, Austin dubla as performances originais de Elvis.
14 – De acordo com o diretor Baz Luhrmann , há um corte de quatro horas do filme. Resta saber se esse corte será lançado ou não.
15 – Além de Austin Butler, Ansel Elgort, Miles Teller, Aaron Taylor-Johnson e Harry Styles fizeram o teste para o papel de Elvis Presley.
16 – A mãe de Elvis, Gladys, morreu aos 46 anos em 1958. Embora não tenha sido visto no filme, Vernon, o pai de Elvis, casou-se novamente em 1960. Vernon morreu de ataque cardíaco em junho de 1979 aos 63 anos, menos de dois anos depois de seu filho.
17 – Bob Finkel, que foi um dos produtores do especial de 68, recebeu a tarefa de distrair o “Coronel” Parker durante a gravação de Steve Binder para evitar que Parker soubesse que eles não estavam gravando um especial de Natal.
18 – Mesmo que seu cabelo fosse tingido de castanho escuro, e ele usasse perucas marrom escuro ou preto em algumas cenas, Austin Butler é loiro. Elvis Presley , que era conhecido por ter cabelos castanhos escuros ou pretos, também era loiro.
19 – Adam Dunn , que interpreta o baixista de Elvis, Bill Black , nunca havia tocado o instrumento. Alugando um contrabaixo na noite anterior à sua audição, ele acabou ganhando o papel e passou os três meses seguintes praticando por até oito horas por dia antes das filmagens.
20 – Apesar de sua aparência esbelta quando jovem, Elvis foi um talentoso boxeador amador em sua juventude e até representou sua escola. Essa habilidade seria útil durante sua carreira no cinema, onde ele era frequentemente obrigado a se envolver em uma briga.
21 – Embora nunca seja mencionado no filme, Elvis era na verdade um grande fã de tecnologia e foi uma das primeiras pessoas nos EUA a ter um celular analógico instalado em seu carro e teve um dos primeiros gravadores de fita Betamax em sua casa, depois eles foram introduzidos pela Sony em 1975.
22 – Durante seus últimos anos, Elvis Presley costumava colaborar com o grupo gospel de R&B The Sweet Inspirations. O grupo foi fundado por Cissy Houston e sua irmã, Lee Warwick. Houston é a mãe de Whitney Houston.
23 – De acordo com a Billboard, Priscilla Presley queria que Lana Del Rey a interpretasse no filme. Havia rumores de que Del Rey queria o papel de Priscilla no filme. No entanto, esses rumores não foram confirmados. A atriz australiana Olivia DeJonge assumiu o papel.
24 – Como mostrado no filme, Elvis Presley era um cliente frequente da loja de roupas Lansky Brothers. A loja foi fundada por Guy Lansky no final da década de 1940. Mais tarde, ele traria seu irmão mais novo, Bernard, para o negócio. A loja acabou sendo frequentada por músicos populares como Count Basie, Lionel Hampton, Duke Ellington e B.B. King. Em 1952, os irmãos notaram Elvis Presley, de 17 anos, que frequentemente passava pela vitrine de sua loja e espiava o interior. No entanto, ele era muito tímido para entrar. Então, um dia Bernard o convidou para entrar, de acordo com Bernard, Elvis afirmou que quando ele conseguisse dinheiro suficiente, iria comprar a loja. Bernard respondeu: “Elvis, não compre a loja, compre de mim!” Depois disso, Guy e Bernard forneceram a Elvis suas inúmeras e elegantes roupas.
25 – O filme inteiro foi filmado em Queensland, Austrália.
26 – O orçamento do filme foi de US$ 85 milhões.
27 – No título do filme “ELVIS” assim como nos pôsteres do filme, dentro da letra “V” há três letrinhas, TCB (com um raio sob o C). É a abreviação de “Taking Care of Business”, uma banda de músicos profissionais formada em 1969 por Elvis como parte de sua seção rítmica para seus shows, com James Burton (guitarra solo), John Wilkinson (guitarra rítmica), Jerry Scheff (baixo) , Larry Muhoberac (teclados), Glen D Hardin (Piano) e Ronnie Tutt (bateria) como os membros originais. TCB tocou com Elvis até sua morte em 1977. Após a morte de Elvis, seus membros se separaram para tocar com outros cantores, reunindo-se em 1979, 1981, 1987 e 1997.
28 – Os quadrinhos que o jovem Elvis está lendo são do Capitão Marvel Junior (Freddy Freeman). Este era o super-herói favorito de Elvis; ele tinha uma coleção de quadrinhos do Capitão Marvel Junior e muitas vezes estilizava seu guarda-roupa e cabelo nele. Originalmente naquela época, durante a infância de Elvis, Capitão Marvel era publicado pela Fawcett Comics antes de ser comprado pela DC e publicado por eles, onde o personagem foi renomeado como Shazam em 2011 devido a questões legais em relação a esse nome com a Marvel Comics.
29 – O filme mostra que a carreira cinematográfica de Elvis havia terminado quando ele decidiu fazer o especial de 68. Isso não é verdade, pois ele teve três filmes lançados naquele ano (1968) e outros três lançados em 1969. No entanto, depois de 1969, ele nunca atuou em outro filme.
30 – O veterano da maquiagem de Hollywood, Daniel C. Striepeke , foi maquiador pessoal de Tom Hanks em 16 de seus filmes ao longo de 20 anos, começando com Dragnet: Desafiando o Perigo (1987) até O Código Da Vinci (2006), também foi o maquiador de Elvis Presley em Em Cada Sonho um Amor (1962).
31 – A mãe de Elvis, Gladys, era na verdade quatro anos mais velha que seu pai, Vernon. Eles se casaram em 1933, quando Gladys tinha 21 anos e Vernon 17. Como ele tinha menos de 18 anos na época, ele simplesmente mentiu sobre sua idade na licença de casamento.
32 – Este é o primeiro filme biográfico teatral completo sobre Elvis Presley. Outros filmes relacionados a Elvis eram filmes biográficos feitos para a televisão, pequenos filmes biográficos teatrais, filmes teatrais parcialmente relacionados a outras figuras como o presidente Richard Nixon ou documentários.
33 – Maggie Gyllenhaal e Rufus Sewell foram escalados como pais de Presley antes que a produção fosse pausada. Seis meses depois, eles foram forçados a desistir quando as produções foram retomadas devido a conflitos de agenda.
34 – Em entrevista no Late Night with Seth Meyers, Tom Hanks revelou que levou cinco horas para aplicar a maquiagem para sua transformação no “Coronel” Tom Parker.
35 – O verdadeiro “Coronel” Tom Parker nasceu em 26 de junho de 1909, na Holanda como Andreas “Dries” van Kuijk. Aos 19 anos, entrou ilegalmente nos EUA. Depois de alguns meses, ele se alistou no exército e adotou o nome de Tom Parker. Por causa desse alistamento em um exército estrangeiro, ele perdeu sua cidadania holandesa, tornando se efetivamente um apátrida.
36 – Enquanto o filme ainda estava em seus estágios iniciais de pré-produção, para pesquisa, o diretor Baz Luhrmann viajou para Memphis, Tennessee em 2017.
37 – O fã de Elvis, Kurt Russell , faz uma participação não creditada neste filme. Durante a montagem de títulos e clipes de filmes de Elvis Presley , foi mostrada a cena de Loiras, Morenas e Ruivas (1963) em que um garoto (Russell) chuta Mike Edwards (Presley) na canela. Esta foi a primeira aparição de Kurt Russell no cinema e a primeira de várias conexões com Elvis Presley em sua carreira.
38 – Este é o primeiro e último filme de Shonka Dukureh. Tragicamente, um mês após o lançamento do filme, Dukureh faleceu aos 44 anos.
39 – Durante a produção na Austrália em março de 2020, tanto Tom Hanks quanto sua esposa Rita Wilson deram positivo para Coronavírus. Como resultado, a produção foi interrompida.
40 – Este é o segundo filme em que o personagem de Tom Hanks conhece um jovem Elvis Presley. O primeiro filme é Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994).
41 – A altura de Austin Butler e Olivia DeJonge combinam quase perfeitamente com Elvis Presley e Priscilla Presley : Butler tem 1,83 m e DeJonge tem 1,6 m; Elvis tinha 1,82 m e Priscilla tem 1,63 m. Tom Hanks e “Coronel” Tom Parker têm a mesma altura: 1,83 m.
42 – O filme foi rodado por mais de um ano. As filmagens começaram em janeiro de 2020, mas foram interrompidas em março de 2020 devido ao COVID-19. A produção foi retomada em setembro de 2020 e encerrada oficialmente em março de 2021.
Gostaram das curiosidades? Espero que sim!
Não se esqueçam de garantir o seu blu-ray clicando aqui.
Fonte: