Ocorrido no último domingo, 25 de abril, o Oscar 2021 foi marcado por uma série de surpresas em sua realização e nas vitórias que aconteceram ao longo da noite.
Após alguns adiamentos devido ao avanço da pandemia do Coronavírus, a 93ª edição da cerimônia do Oscar apresentou embates considerados históricos devido a disputa acirrada entre produções, incluindo filmes de ação, filmes de drama, filmes de ficção e biografias cinematográficas, bem como entre os diretores, roteiristas e atores.
Ainda houve espaço para uma guerra entre streamings, tendo em vista que o momento de pandemia fez com que muitos dos filmes fossem lançados em plataformas digitais simultaneamente à estreia em cinemas limitados, abrindo a brecha para que Netflix, Amazon Prime e outras empresas do ramo conquistassem seu lugar na corrida por uma estatueta.
Quer saber quais foram os principais vencedores do Oscar 2021 e descobrir as surpresas entre as escolhas da Academia? Vem com a gente que nós te contamos tudo que o que aconteceu na principal cerimônia da indústria cinematográfica mundial:
● Melhor Animação
Emplacando mais uma vitória na categoria de Melhor Animação, a Pixar levou o prêmio por Soul, primeiro longa do estúdio focado em personagens negros que explora a vida de um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz.
● Melhor Canção Original
A jovem H.E.R levou o prêmio de Melhor Canção Original por Fight for You, música-tema do filme Judas e o Messias Negro. A cantora já havia ganho outro importante prêmio esse ano na última edição do Grammy, vencendo a categoria de Música do Ano na cerimônia.
● Melhor Filme Internacional
Vindo da Dinamarca, Druk: Mais uma Rodada ganhou por Melhor Filme Internacional. O filme conta com a direção de Thomas Vinterberg, que havia sido indicado na categoria de Melhor Direção.
● Melhor Ator Coadjuvante
O ator Daniel Kaluuya bateu de frente com Sacha Baron Cohen de Os 7 de Chicago e Leslie Odom Jr. de Uma Noite em Miami, conquistando a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em um dos principais filmes de drama da temporada, Judas e o Messias Negro.
● Melhor Atriz Coadjuvante
Em uma disputa acirrada com atrizes reconhecidas em Hollywood, como Glenn Close, Amanda Seyfried e Olivia Colman, a sul-coreana Yuh-Jung Youn conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante devido à sua atuação no belo Minari.
● Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado
A atriz, roteirista e diretora Emerald Fennell ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original por seu primeiro longa assumindo a direção, Bela Vingança, protagonizado por Carey Mulligan. Já a categoria de Melhor Roteiro Adaptado foi para Christopher Hampton e Florian Zeller, responsáveis por Meu Pai.
● Melhor Direção
Chloé Zhao fez história com sua vitória do prêmio de Melhor Direção com o longa Nomadland, tornando-se a primeira mulher asiática a ganhar a categoria em 93 edições do Oscar.
● Melhor Atriz
Nomadland ainda marcou presença em outras duas categorias principais da noite, já que a protagonista do longa de Chloé Zhao, Frances McDormand, ganhou como Melhor Atriz.
● Melhor Filme
Por fim, Nomadland bateu de frente com seus fortes concorrentes e foi eleito como Melhor Filme pela Academia. A sua trama gira em torno de pessoas que vivem como nômades nos Estados Unidos, com destaque para a personagem de Frances.
● Melhor Ator
A categoria de Melhor Ator foi a grande surpresa da noite, tanto por encerrar o Oscar 2021 quanto por seu ganhador. O veterano Anthony Hopkins levou a estatueta por seu papel brilhante em O Pai, vencendo o favorito na categoria Chadwick Boseman, vítima de um câncer fatal em 2020.
Aproveite o clima de premiação para assistir aos mais diversos filmes de ação, filmes de drama e filmes de ficção do cinema! Visite o site da Vídeo Pérola e confira nosso catálogo de lançamentos!