O cinema brasileiro é um setor da cultura nacional que produz uma série de filmes excelentes todos os anos, ainda que muitas vezes não seja reconhecido como deveria.
Quer conhecer mais do nosso cinema, mas não sabe quais filmes de romance, filmes de ação, filmes de drama e outros tantos assistir para começar? Confira nossa lista com alguns dos melhores filmes brasileiros da história:
● Pixote, a Lei do Mais Fraco
Um dos filmes de drama mais impactantes do diretor Hector Babenco é Pixote, a Lei do Mais Fraco, lançado em 1980 e protagonizado por Marília Pêra e Fernando Ramos da Silva.
Pixote é um filme documental que apresenta relatos sobre a vida de jovens delinquentes no Brasil que moram nas ruas de São Paulo e se envolvem com o mundo do crime, das drogas, da violência e da prostituição. O longa é um clássico aclamado dentro e fora do Brasil.
● Central do Brasil
Filme de Walter Salles, Central do Brasil de 1998 é lembrado por muitas pessoas por garantir a indicação de Fernanda Montenegro na categoria de Melhor Atriz no Oscar.
No filme, uma professora aposentada chamada Dora passa seus dias trabalhando como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil do Rio de Janeiro. Quando Dora conhece Josué, um garoto cuja mãe morreu atropelada por um ônibus, sua vida vira de cabeça para baixo e a escritora se compromete a ajudar o menino a encontrar seu pai no Nordeste.
● Bicho de Sete Cabeças
Lançado em 2000, Bicho de Sete Cabeças de Laís Bodanzky é um retrato nu e cru da classe média brasileira e os vários problemas criados pelo preconceito no Brasil.
Rodrigo Santoro protagoniza o longa vivendo um garoto que é mandado para um hospital psiquiátrico. Contudo, ao chegar na instituição, ele é devorado por um sistema cruel que não oferece um tratamento adequado para dependentes químicos.
● Auto da Compadecida
Também de 2000, Auto da Compadecida entra para a lista como um dos filmes mais divertidos da história do cinema brasileiro.
Dirigido por Guel Arraes, o filme se passa no sertão nordestino e conta as desventuras vividas pela dupla de amigos João Grilo (Matheus Nachtergale), um mentiroso compulsivo, e Chicó (Selton Mello), um covarde mulherengo, misturando humor com aspectos culturais e religiosos importantes do nosso país.
● Lisbela e o Prisioneiro
Outro filme de Guel Arraes que entra na lista é Lisbela e o Prisioneiro, um dos filmes de romance mais queridos do nosso cinema.
Lisbela (Débora Falabella), uma mocinha sonhadora, conhece e se apaixona pelo galã Leléu (Selton Mello), porém o romance deles só pode se concretizar caso Leléu consiga livrar Lisbela de seu casamento marcado pela família. Um romance clássico do nordeste brasileiro, com direito a mocinhos e bandidos em uma eterna disputa por seus próprios interesses.
● Que Horas Ela Volta?
Protagonizado por Regina Casé, Que Horas Ela Volta? é um filme da cineasta Anna Muylaert que chegou aos cinemas em 2015.
Sútil, bem humorado e pertinente, a história do longa gira em torno de Val, uma empregada doméstica que trabalha há anos para uma família de classe média. Val reencontra sua filha, Jéssica, após muitos anos e a diferença de gerações gera um embate entre as visões das duas personagens quanto aos hábitos mantidos pelos patrões de Val em relação aos empregados.
Conheça e valorize o cinema brasileiro! Acesse nosso site e aproveite as ofertas do nosso catálogo de filmes de romance, filmes de ação, filmes de drama e muito mais!