M. Night Shyamalan é um dos nomes mais famosos e controversos de Hollywood. Após alcançar o estrelato com o lançamento de O Sexto Sentido, até hoje conhecido como um dos filmes de suspense com finais mais surpreendentes da história, o cineasta indiano viu sua carreira passar por uma série de altos e baixos ao longo de sua trajetória.
O Sexto Sentido, Sinais e A Vila são alguns exemplos de filmes que apresentaram o trabalho do diretor em seu ponto máximo, mesmo que os dois últimos também tenham dividido um pouco a recepção inicial de crítica e público. Já longas como Avatar, Fim dos Tempos e Demônio estão na linha de frente das produções de Shyamalan que amargaram uma recepção negativa.
Entretanto, há sempre um filme do Shyamalan que pode agradar o gosto individual de cada pessoa devido à grande versatilidade do cineasta em conduzir suas produções, garantindo sempre algum tipo de entretenimento para quem gosta de assistir filmes de ação, filmes de ficção, filmes de suspense, entre outros.
● Trilogia Eastrail 177
Na ala de filmes do Shyamalan que tiveram uma recepção positiva, Corpo Fechado é um destaque que envelheceu como um clássico na carreira do diretor.
Bem recebido por crítica e público em seu lançamento, embora com uma performance comercial um tanto abaixo do esperado para quem vinha de um grande sucesso como O Sexto Sentido, Corpo Fechado é o ponto de partida da megalomaníaca Trilogia Eastrail 177.
O nome Eastrail 177 pode assustar em um primeiro momento, porém é o mesmo nome do trem em que o protagonista David Dunn (Bruce Willis) estava no longa Corpo Fechado, envolvendo-se em um acidente que desencadeou todos os eventos do primeiro filme e suas duas sequências inusitadas.
Sendo assim, a saga composta por três filmes de Shyamalan que trabalham diferentes histórias conectadas foi nomeada como Trilogia Eastrail 177. Que tal saber um pouco mais sobre ela?
● Corpo Fechado
Lançado em 2000, um ano após Shyamalan presenciar a ascensão de sua carreira com O Sexto Sentido, o diretor reuniu Bruce Willis e Samuel L. Jackson em Corpo Fechado, um longa que mergulha no universo das HQs de forma dramática, minimalista e nada convencional.
Para quem está acostumado com filmes de ação e sequências repletas de adrenalina, parece estranho que um filme de super-heróis se destaque justamente pela ausência desses elementos, mas foi assim Shyamalan produziu um longa lembrado até hoje como ponto de partida para uma trilogia bastante peculiar do mundo do cinema.
A trama de Corpo Fechado acompanha David Dunn (Bruce Willis), um cidadão comum que se tornou o único sobrevivente do grave acidente de trem envolvendo o Eastrail 177 que deixou centenas de vítimas. Ao seu lado temos Elijah Price (Samuel L. Jackson), um homem com “ossos de vidro” que são extremamente frágeis.
Elijah procura David com o intuito de convencê-lo de que o acidente lhe trouxe superpoderes. Contudo, se você pensa que está prestes a assistir filme de ação quando os protagonistas se encontram, você está muito enganado!
O longa toma um rumo inusitado ao mostrar David assumindo o posto de super-herói, ao mesmo tempo em que revela que Elijah causou o acidente de trem no qual David se envolveu e despertou seus poderes enquanto é encaminhado a um hospital psiquiátrico.
● Fragmentado
Lançado em 2016, o longa de terror Fragmentado causou muita expectativa nos fãs de Shyamalan ao apresentar uma proposta única no trabalho do diretor: retratar o transtorno dissociativo de identidade.
Fragmentado nos apresenta Kevin Crumb (James McAvoy), um jovem que possui mais de 20 personalidades distintas e sequestra três adolescentes para alimentar seu alter ego mais violento e perigoso.
É quando sua 24ª personalidade aparece no filme que o espectador entende a conexão entre Fragmentado e Corpo Fechado: Kevin também é um humano extraordinário e se encaixa nas teorias apresentadas por Elijah no longa de 2000.
O segundo capítulo da Trilogia Eastrail 177 é o grande responsável por revelar a saga ao público e conectar pontas entre os dois longas, bem como abrir espaço para que uma nova história fosse desenvolvida para concluir a saga.
● Vidro
Após uma cena pós-créditos de Fragmentado que mostra David em um bar acompanhando os noticiários sobre o crime cometido por Kevin, a trilogia mais inesperada do cinema confirmou-se realidade e seu capítulo final chegou às telonas em 2019.
Vidro se passa apenas duas semanas após o final de Fragmentado e reúne o trio de protagonistas dos filmes anteriores para um confronto entre herói e vilão que resulta na captura de David e Kevin, tendo os dois sido encaminhados para o mesmo hospital psiquiátrico em que Elijah está internado desde o primeiro filme.
O longa se desenvolve com base na relação entre David, Kevin e Elijah e toma rumos inesperados, narrando a perseguição entre Kevin e David em um jogo de gato e rato repletos de segredos sobre a origem dos poderes invencíveis do super-herói e as múltiplas personalidades vivenciadas pelo jovem em fragmentos.
A Trilogia Eastrail 177 é uma ótima dica para quem busca uma saga versátil e diferente de tudo que existe na história do cinema, apresentando um suspense com sequências heroicas que pouco lembram os filmes de ação tradicionais do gênero ao flertar com elementos de filmes de ficção, filmes de suspense e terror!
Veja também:
- Maiores Bilheterias do Cinema 1º Trimestre 2024!
- Top 10 Filmes e Séries do Wagner Moura
- Os melhores filmes do Cillian Murphy
- O Legado de Hanna-Barbera
- O Poder da Narrativa Não Linear em Filmes