Com seis indicações ao Oscar 2020, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, Jojo Rabbit é uma das comédias mais ousadas e irreverentes que o cinema nos trouxe nos anos mais recentes. Mas afinal de contas, onde está o humor?
Escrito e dirigido por Taika Waititi, que também atua no longa encarnando uma das figuras mais emblemáticas do filme, Jojo Rabbit gira em torno de um jovem garoto alemão, sua mãe e uma garota escondida no sótão da sua casa. Embora o enredo narrado aparente ser inofensivo, quando nos damos conta do tema central é impossível esconder a surpresa.
Jojo Rabbit é uma sátira antinazista ambientada no período da Segunda Guerra Mundial. Roman Griffin Davis dá vida ao protagonista, Jojo, um menino alemão que faz parte da juventude nazista da Alemanha e tem como amigo imaginário ninguém mais, ninguém menos que Adolf Hitler, interpretado no longa pelo diretor Taika Waititi.
Na história, Jojo fica extremamente irritado quando descobre que sua mãe, interpretada por Scarlett Johansson, escondeu uma garota judia no sótão de sua casa, indo contra todos os princípios nazistas aos quais o garoto é doutrinado.
Considerado um raro exemplar bem sucedido da fusão entre filmes de comedia, filmes de aventura e filmes de guerra, Jojo Rabbit começou a chamar a atenção de críticos e cinéfilos quando estreou mundialmente no 44.º Festival Internacional de Cinema de Toronto em 8 de setembro de 2019.
A narrativa de um jovem garoto alemão que se sente em conflito por ir contra seus ideais, doutrinados pela juventude nazista da Segunda Guerra, protegendo sua mãe ao não denunciar que a mesma escondeu uma menina judia no porão de casa consegue divertir, emocionar e surpreender em sua abordagem antinazista e fora do comum.
● Sátira Antinazista
Segundo conta o próprio Taika Waititi, foi muito difícil para o diretor, escritor e ator encarnar Adolf Hitler e abordar o personagem por uma narrativa humorística, tornando um dos maiores ditadores da história em um personagem infantilizado.
No longa, Hitler é o amigo imaginário de Jojo. Até mesmo para os que já viram inúmeros filmes de comedia, filmes de aventura e filmes de guerra, a ideia parece absurda demais para funcionar. Mas funcionou!
Ganhador da categoria de Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2020, além da indicação em mais cinco categorias, Jojo Rabbit reúne um elenco extremamente talentoso e afiado que segura a sátira antinazista do começo ao fim sem que os absurdos sejam além da conta.
Descendente de judeus e maoris, Waititi relutou em assumir o papel de ditador, mas cedeu à sua intuição de que deveria encarnar Adolf Hitler e retratá-lo de forma humorística, usando o humor de maneira inteligente para discursar contra o fanatismo e contra regimes e ditadores em um filme esperto, divertido, emocionante e antinazista.
Que tal levar para casa os principais lançamentos do cinema? Não perca tempo e adquira Jojo Rabbit na pré-venda da Vídeo Pérola! Confira nosso catálogo e aproveite nossas ofertas para DVD – Jojo Rabbit e Blu-ray – Jojo Rabbit!