Quando falamos sobre filmes, cinema, blu-rays e DVDs, uma palavra sempre está presente, “Aspect Ratio”, mas o que esse termo significa? Leia este post e tire sua dúvida!
O que é Aspect Ratio?
Tudo que estiver relacionado a uma imagem, vídeo ou tela terá um Aspect Ratio.
A tradução literal destas palavras seria razão do aspecto, mas em português usamos o termo proporção de tela, que é bem mais sugestivo.
Imagine um quadrado de 1 metro por 1 metro, a razão (divisão de uma medida por outra) de um lado para o outro, é de 1.
Agora imagine um retângulo de 2 metros de largura por 1 de altura, a razão dos lados é de 2.
É exatamente isto que o aspect ratio é, a razão da largura da tela que você está assistindo pela altura da mesma.
A proporção de tela e o cinema.
Estamos falando sobre este tema por conta da influência que o cinema exerce sobre o mundo atual, com a evolução da tecnologia, a exibição de imagens também evoluiu e passou do cinema para a televisões, das televisões para os computadores e celulares, logo, você também está em contato com diversas proporções de telas.
O marco do início da história do cinema é a produção “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” de 1895 produzido pelos irmãos Lumière, confira o curta a baixo:
A proporção de tela deste filme é 4:3 ou 1,33 (resultado da divisão de 4 por 3), este formato foi amplamente usado até a adição de som aos filmes.
O filme que marcou a entrada do som no cinema foi “O Cantor de Jazz” de 1927, que ainda contava com a proporção de 1,33 e inclusive ganhou um Oscar especial pelo feito.
Em 1932 a academia definiu a proporção de 1,37 como padrão por conta da adição do som as produções, a obra mais famosa neste formato é “Cidadão de Kane” de 1941, na verdade a mudança foi mínima.
Com a popularização das televisões na década de 50 os cinemas entraram em baixa, por conta disto desenvolveram um novo formato para levar o público de volta as salas, o Cinerama que contava com a proporção 2,59. O primeiro filme a ser exibido no formato foi “This Is Cinerama” de 1952; porém a obra de destaque deste período é “A Conquista do Oeste” de 1962.
Em 1963 foi a vez do CinemaScope entrar em cena, a vantagem em relação a seu antecessor é que se usava apenas uma câmera e projetor (O Cinerama usava 3 de cada), o que diminui o custo consideravelmente, seu formato era 2,35.
Outros formatos que podemos citar são:
- VistaVision de 1954 com proporção de 1,85 tendo um bom expoente em “Taxi Driver” de 1976.
- MGM 65 de 1957 com proporção de 2,76, um famoso filme a usar este padrão foi “Ben-Hur” de 1959.
- Super Panavision 70 de 1959 usando a proporção 2,20. Um exemplo é “Lawrence da Arábia” de 1962.
Em 1970 o mundo descobriu o IMAX, formato amplamente usado até hoje que usa a proporção 1,43, diversos filmes usam este formato, inclusive muitos do MCU.
E mais recentemente, em 1996 surge o HDTV com uma tentativa de criar um equilíbrio entre o 4:3 e o 2:35 (este número é baseado nas proporções mais adotadas nos filmes), este formato é usado em DVDs, Blu-rays e até mesmo no 4k e a propoção é 16:9 ou 1:78.
Com isso, terminamos nossa breve história da proporção de tela no cinema, caso queiram saber mais sobre, acessem os links na sessão fontes, principalmente os links da Empire e da Scientific American.
Obrigado por ler até aqui e até a próxima!
Fontes:
Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Aspect_ratio_(image)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_de_tela
https://en.wikipedia.org/wiki/Workers_Leaving_the_Lumi%C3%A8re_Factory
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Jazz_Singer
https://en.wikipedia.org/wiki/Academy_ratio
Scientific American
https://www.scientificamerican.com/article/a-brief-history-of-aspect-ratios-aka-screen-proportions/
Empire
https://www.empireonline.com/movies/features/film-studies-101-aspect-ratios/
Outros
https://www.britannica.com/topic/Cinerama
https://www.avmakers.com.br/blog/a-proporcao-de-tela-como-recurso-narrativo-no-cinema
https://agenciabrasil.ebc.com.br/en/node/1324501#