Os filmes de ação fazem parte da vida de muitas pessoas. Inspirando, divertindo, emocionando e mantendo os espectadores próximos das histórias de conquista e superação de seus protagonistas, é impossível passar batido por grandes clássicos dentro desse segmento.
Um dos longas mais conhecidos e cultuados de todos os tempos pode ser encarado como um ótimo exemplar entre os filmes de ação, mas também possui um lugar marcado entre os filmes de drama e esporte. É claro que estamos falando de Rocky: Um Lutador.
Lançado em 1976, Rocky foi o ponto de partida para o estrelato do ator Sylvester Stallone e conta com uma longa franquia que acompanha os passos do protagonista Rocky Balboa, um desconhecido boxeador da Filadélfia que decide participar do Torneio Bicentenário dos Estados Unidos e encarar o grande lutador Apollo Creed para mudar sua vida.
Rocky: Um Lutador é um longa dirigido por John G. Avildsen e roteirizado por seu astro, Sylvester Stallone. O ator escreveu o roteiro do filme em um curto período de três dias e meio após assistir um duelo entre os lutadores Muhammad Ali e Chuck Wepner, vendeu-o para a companhia United Artists e insistiu para interpretar o protagonista Rocky Balboa – Dito e feito!
Contando com Stallone dando vida ao personagem-título, o filme trouxe em seu elenco os atores Talia Shire como Adrian (grande amor de Rocky), Burt Young como Paulie (melhor amigo do protagonista), Burgess Meredith como o treinador Mickey Goldmill e Carl Weathers como o campeão e adversário de Rocky, Apollo Creed.
O lançamento foi um sucesso. Com um orçamento baixo de pouco mais de US$1 milhão, arrecadou US$225 milhões em bilheteria global, tornou-se o filme de maior bilheteria de 1976, recebeu críticas muito positivas, elevou o nome de Sylvester Stallone em Hollywood e ganhou três Oscars, incluindo o prêmio de Melhor Filme.
A importância do longa seria vista em anos seguintes ao seu lançamento através de sua influência na cultura pop, relevância histórica e por meio de suas várias sequências, expandindo uma franquia ainda em atividade.
● O Começo
Em 1976, o boxeador ingênuo que ninguém se importa, Rocky Balboa, aceita a oportunidade de encarar o grande campeão invicto, Apollo Creed, decidido a mudar sua vida, ser reconhecido e garantir uma vida tranquila ao lado de seu interesse amoroso, Adrian.
A história de um sujeito simples em busca de sonhos sinceros e ambições humanas encantou muitas pessoas, criou uma legião de fãs e mostrou que filmes de ação, filmes de drama e esporte podem andar de mãos dadas com uma boa história que surpreende, emociona, diverte e entra para a história por sua originalidade genuína.
● As Sequências
A franquia Rocky conta com oito sequências, sendo elas Rocky 2 (1979), Rocky 3 (1982), Rocky 4 (1985), Rocky 5 (1990), Rocky Balboa (2006), Creed (2015), Creed II (2018) e Creed III, com produção em andamento e direção de Michael B. Jordan, também protagonista.
Stallone esteve presente em todos os filmes, escrevendo todos os longas entre 1976 e 2005, dirigindo quatro deles e participando dos últimos filmes, centrados em Adonis Creed.
● O Legado
Após contar sua história em seis filmes, Rocky Balboa deixou os ringues e tornou-se mentor de Adonis Creed, filho do antigo rival Apollo Creed.
Vivido por Michael B. Jordan nos filmes Creed, Creed II e no futuro Creed III, o legado da história de Rocky e do impacto do primeiro longa se mostra como um dos mais imponentes em Hollywood até os dias de hoje.
Quer assistir filmes de aventura, terror, ação, comédia, romance e drama no conforto de casa? Venha para a Vídeo Pérola! Visite nosso site e aproveite nosso catálogo de lançamentos em DVD e Blu Ray!