A franquia Velozes e Furiosos está no coração de milhões de pessoas ao redor do mundo, porém a qualidade dos longas vem caindo a cada lançamento, pensando nisto, fizemos o Top 10 – Velozes e Furiosos: do pior ao melhor.
Se você nunca assistiu a um filme da franquia Velozes e Furiosos, provavelmente você dormiu durante quase 30 anos. Brincadeiras a parte, além de uma arrecadação gigantesca, a franquia obteve milhões de fãs e alavancou a carreira de diversos atores.
O foco dos longas mudou ao longo da franquia, de corrida para ação, na tentativa de abranger um público maior; vendo do ponto de vista financeiro deu muito certo, mas em relação a qualidade dos filmes não podemos dizer o mesmo.
Pensando nisso, baseado única e exclusivamente na minha opinião, elaborei o ranking de todos os filmes, do pior ao melhor, sem mais demora, bora lá:
10 º lugar – Velozes e Furiosos 8
Dispensável, não somou em nada a franquia, história e antagonista totalmente genéricos, a única razão para assistir é o elenco estrelado, que neste longa contou com a adição de Charlize Theron.
9 º lugar – Velozes e Furiosos 9
O mais recente filme da franquia é de longe o mais estapafúrdio, o único ponto positivo é que retrata acontecimentos que ocorreram antes do início da saga e faz um link com o primeiro filme, explicando melhor o passado de Dom, mas colocar um irmão na história só para adicionar John Cena ao elenco é deplorável.
8 º lugar – Velozes e Furiosos 7
A morte trágica de Paul Walker ofuscou totalmente o longa, e não é pra menos, a morte do protagonista da franquia chocou o planeta, a saga definidamente não foi mais a mesma.
7 º lugar – Velozes e Furiosos 6
O primeiro da lista de totalmente dispensáveis, os únicos acontecimentos importantes deste filme é a volta da Letty, e a adição de um vilão que serviu de porta de entrada para Jason Statham.
6 º lugar – Velozes e Furiosos – Hobbs e Shaw
Esse sim é um spin-off, só pegaram a base dos personagens e fizeram um filme de ação, é legal, até porque não tem como The Rock e Statham caírem na porrada e ser chato, mas de Velozes e Furiosos só tem o nome.
5 º lugar – + Velozes e + Furiosos
Mais um que é mais ou menos um spin-off, depois dos acontecimentos do primeiro filme, Bryan foge para Miami e tenta limpar sua barra com a polícia, é bem sucedido pois vemos que o personagem volta a corporação no quarto filme.
Personagens importantes da franquia começaram aqui, como Roman Pearce e Tej Parker.
4 º lugar – Velozes e Furiosos 5
This is Brazil!
Além do meme, o quinto do filme da franquia trouxe os rachadores (se você entendeu esta referência quer dizer que teve uma infância feliz) para o Brasil, na época que o país estava no Hype e aparecia como cenário de diversos filmes.
Temos também a importante adição de The Rock ao elenco, que por sinal já foi encerrada.
A história deveria ter acabado aqui (estou presumindo que se você está lendo este post já assistiu todos os filmes), os personagens finalmente conseguiram resolver a vida financeira e teriam tudo para viver tranquilamente, mas os produtores queriam mais dinheiro e só por isso a franquia continuou.
3 º lugar – Velozes e Furiosos 4
Em uma situação hipotética, caso alguém queira assistir a saga e queira economizar tempo, basta começar do Velozes 4.
Para mim é um Velozes e Furiosos 1 atualizado (mas não melhor) com melhor qualidade de som e de imagem, os únicos acontecimentos marcantes para franquia são a “morte” de Letty e a adição de Gal Gadot ao elenco.
2 º lugar – Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio
Quem é leitor do blog sabe que gosto de filmes que falam a respeito de outras culturas, e Velozes 3, que é quase spin-off (não fosse a manobra maluca que fizeram para trazer o Han de volta, o que acabou com a linha temporal da série).
Um novo estilo de corrida, “adolescentes” (Anteciparam o que a Netflix faz hoje, e colocaram atores de quase 30 anos como adolescentes) e um pouquinho da cultura japonesa, essa soma ganhou o segundo lugar do meu ranking.
1º lugar – Velozes e Furiosos
Não assisti muitos filmes de corrida, confesso, mas Velozes 1 tem algo diferente, talvez a nostalgia fale mais alto, mas acredito que conseguiram um bom equilíbrio entre corrida e ação, claro, a história não é lá essas coisas, não estamos falando de um filme dirigido por Scorsese, mas estamos assistindo um filme de rachas! Queremos carros tunados (O primeiro tem os carros mais bonitos da franquia) e ação.
Até hoje não sei o que aconteceu com o personagem “Leon”, Vin Diesel nem seu deu ao trabalho de dar um fim ao amigo das antigas.
Esse foi o meu top 10 da saga, concorda? Deixe o seu nos comentários, obrigado por ler até aqui e nos vemos na próxima!