Velozes e Furiosos 10 já estreou em diversos cinemas brasileiros, a franquia de sucesso coleciona cifras bilionárias e milhões de fãs ao redor do mundo, confira agora 30 fatos que você não sabia sobre a franquia.
1 – Inspiração para o primeiro filme.
A ideia para o primeiro filme surgiu originalmente depois que o diretor Rob Cohen leu um artigo chamado “Racer X em uma revista chamada Vibe Magazine em 1998. O artigo dava detalhes sobre o mundodas corridas de rua em Nova York. Depois disso, Cohen foi assistir uma corrida em Los Angeles e acabou se inspirando para fazer o filme.
2 – O filme se chamaria Redline.
Durante a maior parte das filmagens, Velozes e Furiosos não tinha este nome, o projeto se chamava “Redline”. De acordo com o diretor Rob Cohen, os produtores conseguiram o novo título antes de terminar o filme, mas não puderam usar pois os direitos deste título pertenciam ao diretor Roger Corman de seu filme de 1955. A Universal finalmente concordou em dar a Corman os direitos de algumas filmagens de estoque da Universal em troca dos direitos do título.
3 – Cena com pilotos de verdade.
Nas cenas finais do último filme, os protagonistas vão para um evento chamado Corrida de Guerra (Race Wars), podemos observar diversos pilotos reais convocados pelo próprio diretor, algo cerca de 1500 convidados.
4 – Locação em comum com outro filme.
O primeiro filme tem um local em comum com o filme Caçadores de Emoção de Keanu Reeves, Dom e Brian vão a um restaurante chamado Neptune’s Net, o restaurante em que Tyler (Lori Petty) trabalha em Caçadores de Emoção.
5 – Nem todos sabiam dirigir.
Apesar de o filme conter acrobacias inacreditáveis, dois membros do elenco que não tinham carteira de motorista, são eles: Michelle Rodriguez, que interpreta Letty, e Jordana Brewster, que interpreta Mia.
6 – A cena do salto foi feita em duas partes.
A cena final do filme, na qual Brian e Dom mal lutam para vencer um trem em alta velocidade, foi filmada duas vezes. O trem não estava perto de bater nos carros, apesar de parecer na cena, a parte com os carros foi filmada separadamente da parte com o trem, e as duas partes foram combinadas na pós- produção.
7 – Um curta liga a história do primeiro e do segundo filme.
O curta Turbo Charger liga a história do primeiro e do segundo filme, depois de ajudar Dom a fugir da polícia, ele se torna um foragido e começar a percorrer o país para ganhar dinheiro com corridas ilegais.
8 – Vin Diesel recusou proposta milionária.
Vin Diesel e o diretor do primeiro filme, Rob Cohen, foram convidados a retornar para a sequência, mas o ator não concordou. Diesel disse que estava insatisfeito com o roteiro e recusou um pagamento de $25 milhões pelo filme. Cohen saiu logo depois, substituído pelo diretor John Singleton, como consequência a segunda produção foca em Brian e seu amigo de infância Roman Pierce, interpretado por Tyrese Gibson.
9 – Rapper recusou papel principal.
O rapper Ludacris (Tej Parker) se juntou à franquia Velozes e Furiosos no segundo filme, assumindo um lugar no elenco que poderia ter sido ocupado pelo rapper Ja Rule, ele recusou o papel quando lhe ofereceram $500.000 por ele. O diretor John Singleton disse que as negociações com Ja Rule foram interrompidas, como alternativa ele ligou para Ludacris, que estava animado com o papel. Então Edwin foi reescrito para ser Tej, e Ludacris se tornou um dos pilares da franquia.
10 – Gambiarra com a linha do tempo.
A linha do tempo da franquia foi alterada para colocar o terceiro filme, Desafio em Tóquio “Tokyo Drift” a frente na história. Han é apresentado e também morre no terceiro filme, porém volta em Velozes e Furiosos Operação Rio. Isso significa que o quarto, o quinto e o sexto vêm antes do terceiro filme na linha do tempo.
11 – O personagem Han aparece em outra franquia.
O personagem Han também aparece em outra franquia, do mesmo diretor Justin Lin (Velozes 3, 4, 5, 6 e 9), chamado Better Luck Tomorrow, um filme sobre um grupo de adolescentes asiáticos americanos que ficam entediados com suas vidas e começam a praticar atividades criminosas.
12 – Referência a Star Wars.
Ainda sobre o personagem japonês, seu nome inteiro é “Han Seoul-Oh”, uma referência ao personagem de Star Wars, Han Solo, interpretado por Harrison Ford.
13 – A participação de Vin Diesel custou caro.
A cena final do terceiro filme conta com a participação de Vin Diesel, encontrando o personagem principal, o Drift King. Esta pequena cena custou os direitos da franquia “As Crônicas de Riddick” a Universal, que passaram a ser do ator.
14 – O curta Los Bandoleros precede o quarto filme.
Em Velozes e Furiosos (quarto filme), Toretto escapa da polícia e foge para uma cidade chamada Baja, no México. Faltam anos para seu retorno à franquia, para preencher a lacuna, Vin Diesel escreveu e dirigiu o curta “Los Bandoleros”. Onde a relação de Dom com Letty (Michelle Rodriguez) volta a acontecer, e coloca a equipe na República Dominicana para o iniciar o filme, também mostra a relação de Dom com Han, Leo (Tego Calderón) e Santos (Don Omar). Todos os três retornariam a franquia no próximo filme.
15 – Tommy Lee Jones no lugar de Dwayne Johnson.
Vin Diesel revelou em um post que o papel de Luke Hobbs, o caçador do Serviço de Segurança Diplomática que persegue Dom e o resto de sua equipe, foi originalmente escrito para o ator Tommy Lee Jones (MIB) . Diesel disse que foi uma sugestão de um fã que levou ele e Justin Lin a procurar The Rock para o papel.
16 – O quinto filme seria a segunda parte de uma trilogia.
Em seu retorno a franquia, Vin Diesel e o diretor Justin Lin, se uniram ao roteirista Chris Morgan. Eles lidaram com “Velozes e Furiosos”, “Velozes e Furiosos 5” e “Velozes e Furiosos 6” como se fossem uma trilogia dentro da franquia. O ator disse que sua opinião sobre as sequências da franquia era que deveria haver um plano de história de longo prazo, para que os três filmes tivessem uma espécie de arco.
17 – Uma surpresa dentro do cofre.
No assalto, Dom e Brian roubam um cofre de banco, o arrastando pelas ruas do Rio. Os cineastas usaram cofres reais, mas não enquanto estavam sendo puxados. Uma maquete foi usada em torno de um caminhão que poderia ser dirigido para dar a ilusão de que os carros o estavam puxando.
18 – Novos rumos para a franquia.
Ao contrário dos filmes anteriores, que focam nas corridas, o quinto foca na ação. O presidente da Universal, Adam Fogelson, disse que ao limitar a história as corridas de rua, o público estava se afastando da franquia. “Queríamos falar sobre corridas e tornar a habilidade de dirigir apenas uma parte do filme, como aquelas grandes perseguições em Operação França, A Identidade Bourne e Uma Saída de Mestre” disse o presidente.
19 – Participação de Eva Mendes
A atriz Eva Mendes interpretou a agente Fuentes, uma alfandegária disfarçada trabalhando com Brian e Roman em Mais Velozes e Mais Furiosos e nunca voltou a série, a não ser em uma cena pós créditos, não creditada em Velozes e Furiosos Operação Rio. A agente Fuentes provoca os fãs com uma grande revelação: o fato de que Letty não foi morta em “Velozes e Furiosos 4”.
20 – O sexto filme quase foi dividido em duas partes
Havia tanta história planejada para o sexto filme, que os produtores planejavam o lançar em duas partes, com o roteiro original ultrapassando 110 páginas, porém foi reeditado para ser apenas 1.
21 – Cena digna de Guinness Book
A cena de corrida final do sexto filme é tão longa, há tanta perseguição envolvida, que se fosse realizada em uma pista real, ela teria que ter 46 km; por outro lado, a pista pavimentada mais longa do mundo tem apenas 5 milhas.
22 – Michelle Rodriguez ficou surpresa com o destino de sua personagem
Os fãs ficaram felizes ao descobrir que Letty sobreviveu no quarto filme, porém Vin Diesel não disse a Rodriguez que sua personagem não morreu, ela descobriu sobre a sobrevivência de Letty da mesma forma que os fãs, assistindo a cena pós créditos no quinto filme.
23 – Mais gambiarra na linha do tempo
Para tentar esclarecer a linha do tempo da franquia, Velozes e Furiosos 6 e 7 fazem grandes mudanças na morte de Han mostrada em Desafio em Tóquio. Os filmes colocam a culpa em Deckard Shaw (Jason Statham), irmão do vilão de Velozes e Furiosos 6, Owen Shaw (Luke Evans).
Os irmãos de Paul Walker ajudaram a terminar o filme após sua morte –
Quando Walker morreu em 2013, ele deixou parte do filme inacabado. Diesel e o diretor James Wan acrescentaram uma longa homenagem a Walker no final do filme e, para finalizá-lo, os irmãos de Walker, Caleb e Cody, substituíram seu irmão . Os cineastas usaram efeitos especiais e imagens antigas de Paul para adicionar digitalmente seu rosto ao corpo de seus irmãos em certas tomadas, principalmente na cena do tributo. Enquanto isso, o personagem de Walker, Brian, é aposentado no filme para viver sua vida com a irmã de Dom, Mia.
24 – Irmãos de Paul Walker ajudaram a terminar o filme
Quando Paul Walker morreu em 2013, as filmagens do sétimo filme ainda não haviam sido finalizadas. Vin Diesel e o diretor James Wan acrescentaram uma homenagem a Walker no final do filme e, para finalizar, os irmãos de Walker, Caleb e Cody, substituíram seu irmão . Os cineastas usaram CGI e imagens antigas de Paul para adicionar digitalmente seu rosto ao corpo de seus irmãos em certas tomada.
25 – Denzel Washington recusou um papel na franquia
Denzel Washington recusou um papel importante em Velozes e Furiosos 7. O papel não foi detalhado na época para evitar spoilers, mas com o filme lançado, sabemos quem ocupou seu lugar: Kurt Russell, no papel de Sr. Ninguém.
26 – Carros caindo do céu
No sétimo filme, uma das cenas principais envolve a equipe saindo de um avião de carga no ar e saltando de paraquedas para uma estrada remota na montanha, com o objetivo de sequestrar um comboio. Por incrível que pareça, os cineastas jogaram carros de um avião para filmar a cena. Os paraquedistas tiveram que seguir os carros em queda para realizar as filmagens.
27 – Ator pediu para realizar uma cena de ação
Tej é o membro da “família” que cuida da tecnologia, mas Ludacris pediu por diversas vezes uma chance de fazer uma cena de luta. Queria tanto que começou a treinar artes marciais, depois fez um vídeo para mostrar a Diesel e ao diretor James Wan.
28 – Cena deletada no sétimo filme
Dwayne Johnson e Jason Statham filmaram uma cena como seus personagens Hobbs e Shaw, respectivamente. Nesta cena, os dois concordam em parar de lutar e se unir contra Dom. A cena era para ser uma bônus no final do filme, porém foi cortada.
29 – Submarino x Carros
No oitavo filme, umas das cenas principais mostra um Submarino perseguindo a “família”, porém na vida real, os submarinos são muito lentos, sequer chegando aos 80 quilômetros por hora enquanto atravessam a água.
30 – Vin Diesel beija mal
Charlize Theron se juntou ao elenco da franquia como Cypher no oitavo filme. Em uma das cenas a personagem chantageia Dom e o beija, Theron disse em um programa de tv que quando os dois se beijaram, ele não teve reação, ficou “congelado, como um peixe morto”.
Gostou das curiosidades? Quantos você já conhecia? Deixe nos comentários.
Veja também:
- Maiores Bilheterias do Cinema 1º Trimestre 2024!
- Top 10 Filmes e Séries do Wagner Moura
- Os melhores filmes do Cillian Murphy
- O Legado de Hanna-Barbera
- O Poder da Narrativa Não Linear em Filmes