Quem nunca faltou da escola dizendo para a mãe que estava doente para assistir desenhos na tv? Relembre 7 desenhos que marcaram época nas décadas de 80, 90 e 2000.
Vou me sentir meio velho falando isto, mas no passado as crianças passavam suas manhãs brincando ou assistindo desenhos na tv, ah que saudade desta época! Os desenhos era incríveis, muitos são tão bons que romperam gerações e continuam a ser assistidos até hoje. Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre 10 Desenhos que marcaram época.
Os Simpsons
O fenômeno norte americano já conta com 728 episódios e está em produção de 1989, ou seja, mais velho que eu!
Não acredito que exista alguém que tenha nascido na década de 90 ou posterior que não conheça a família amarela, quando assistia passava na finada TV Globinho e me divertia muito; atualmente continua a ser exibido pelo Star Channel e todas as temporadas estão disponíveis no Star+; se você garimpar muito é possível encontrar discos originais da série por aqui, porém como a Fox deixou de fazer mídias físicas a um bom tempo,
A Caverna do Dragão
Se você nunca ficou pistola com o mestre dos magos desaparecendo de repente, você nunca assistiu “Caverna do Dragão”. Como muitas pessoas sabem, o desenho foi originado do jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, que também é o nome da produção em Inglês.
O primeiro episódio foi ao ar em setembro de 1983 e nunca teve um episódio final, deixando a história em aberto e gerando centenas de teorias, a minha preferida é que tudo não passa de uma alegoria do inferno, onde o “Vingador” é um anjo tentando avisar os jovens que estão presos no submundo; o fato de não ter final sem dúvidas ajudou na popularização do desenho.
No Brasil o lendário desenho já foi exibido na Globo, Fox Kids e Gloob, atualmente não está na grade de nenhum canal, mas você pode adquirir todos os episódios em DVD clicando aqui.
Thundercats
Thunder, Thunder, Thundercats … hooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.
Eu me lembro desta frase com a voz do Lion, que no Brasil foi dublado por Newton da Matta, um dos maiores nomes da dublagem tupiniquim. O primeiro episódios foi ao ar em 1985, e ainda hoje continua a ganhar fãs por todo o mundo.
Em nossa terra, a série foi inicialmente exibida por 5 anos, de 1986 até 1990 pela Globo, porém somente os primeiros 100 episódios ( dos 130 produzidos). Em 1995, Thundercats voltou a ser exibido, no programa TV Colosso. Nesse período também foi exibido pela Warner e pelo Cartoon Network. Em 2001 passou a ser exibido pelo SBT, desta vez, exibindo também o restante da série. Em 2012 voltou a ser exibido novamente pelo SBT, no programa Sábado Animado.
A franquia ganhou 2 reboots, um em 2011 e outro mais recente em de 2020 chamado “Thundercats Roar”; mas nenhum atingiu o status mítico da animação original.
Atualmente a animação está disponível no serviço de streaming HBO Max, você pode adquirir a coleção completa do desenho em dvd clicando aqui.
SilverHawks
Esse é mais underground, pouca gente conhece, mas os que conhecem, com certeza se lembra até hoje.
É uma espécie de Thundercats cowboys prateados do espaço, falando assim parece bobo e provavelmente realmente era, mas eu achava irado!
A animação contou com 65 episódios todos criados no ano de 1986, por aqui, só foi exibido no SBT em 1988, 2001 e 2004, a dublagem foi feita pelo icônico estúdio carioca Herbert Richers.
Caso você tenha assistido, fique com a dose de nostalgia abaixo:
Bob Esponja
Aposto que se você fosse para um universo paralelo, e disse-se que no seu universo natal tem um desenho que faz muito sucesso, onde o protagonista é uma esponja que vive no fundo do mar, e que seus amigos são um esquilo com roupa de astronauta e uma estrela do mar, diriam que você é louco; mas por aqui, não tem quem não conheça este cara amarelo.
A animação já tem cerca de 250 episódios lançados e está no ar desde 1999 divididos em 13 temporadas, o desempenho alavancou os números da Nicklodeon em todo o globo, quem diria que misturar biologia marinha e animação alcançaria 13 milhões de dólares apenas em propaganda, tudo graças ao criador Stephen Hillenburg, que é biólogo marinho.
No Brasil, o desenho estreou na Nickelodeon em 2000, e também foi transmitida pela Globo na saudosa TV Globinho. Em 2015 o SBT adquiriu os direitos e passou a exibi-lo em abril do mesmo ano, em conjunto com outros sucessos da Nick, Teenage Mutant Ninja Turtles, Os Padrinhos Mágicos e a série Kenan & Kel. O personagem principal é dublado por Wendel Bezerra, que junto de Guilherme Briggs, são os 2 maiores nomes de dublagem brasileira em atividade.
Yu-Gi-Oh!
Outro desenho que foi baseado em um jogo, e digo mais, popularizou o gênero TCG (Trading Card Game) no mundo.
Quem nasceu na década de 90 sabe o que estou falando, estas cartinhas foram febre nas escolas brasileiras no início do século, além do anime e das cartas, os jogos de videogame também ajudaram a popularizar a marca.
Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, foi ao ar entre abril de 2000 e setembro de 2004, com 224 episódios, exibido no Brasil pela Globo, Nick e Play TV; o sucesso foi tão grande que o desenho continua a ser produzido, porém com outros personagens chamado “Yu-Gi-Oh! Sevens”, que estreou em 2020.
Beyblade
Outras febre do início do 2000, Beyblade, que basicamente são peões melhorados. Quando as crianças ainda brincavam nas ruas, facilmente você encontraria um grupo rodando as beyblades, não apenas isto, por conta do sucesso no Brasil e das condições econômicas da maioria das crianças, os brasileiros lançaram uma versão alternativa dos brinquedos usando tampinhas de detergente, você se lembra disto?
No Brasil, foi exibido inicialmente pela Fox Kids, depois chegando à TV aberta pela Globo.
A série continua a ser atualizada com o nome de “Beyblade Burst”, tendo o anime e o mangá ainda em produção, mas não faz o sucesso grandioso que fez no início do século.
Esta foi a minha lista, não coloquei todos pois ficaria muito extenso, mas desenhos como Dragon Ball, Pokémon e Digimon merecem ao menos ser citados.
Se lembra de outro que você tem um carinho especial? Deixe nos comentários!