Pessoalmente não gosto de filme de terror, mas amo o gênero de comédia; ao que parece muitos pensam como eu, pois da mistura de um toque de comédia e terror foi criado o subgênero Comédia de terror, filmes como “Gremlins”, “Os Fantasmas se Divertem” e é claro, “A Hora do Espanto”; mudaram a nosso percepção e nos mostraram que ambos os gêneros podem coexistir na mesma produção.
Vamos nos concentrar no último citado, pois é o meu favorito do gênero por diversos fatores, fatores este que veremos ao longo do post!
O Filme
Lançado como “Fright Night” nos EUA no longínquo ano de 1985, e traduzido como “A Hora do Espanto”; a produção marcou época por conta do efeitos visuais revolucionários (para época), personagens icônicos e a originalidade que trataram os vampiros.
Estreando na direção, Tom Holland (que não é o Homem-Aranha), agradou não só os críticos mas o público em geral, tendo a segunda maior bilheteria dos filmes de terror do ano, sendo superado apenas por “A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy”. Depois de 35 de seu lançamentos, as notas nos grandes portais continuam altas, sendo 7/10 no IMDb e incríveis 92% no Rotten Tomatoes.
A Trama
“A Hora do Espanto” na verdade é o nome de um programa de tv local estrelado por Peter Vincent ( Roddy McDowall ), o “matador” de monstros, cujo fã número um é o protagonista Charley Brewster ( William Ragsdale ).
Certo dia, enquanto assistia o programa e de quebra dava uns amassos em sua namorada, a linda Amy ( Amanda Bearse), Charley vê seus novos vizinhos carregando um caixão, o que o deixa intrigado.
A situação piora quando o garoto vê o galã Jerry Dandridge ( Chris Sarandon ) mordendo uma jovem no pescoço, certo que estaria morando ao lado de um monstro, decide contar o ocorrido a sua namorada e seu amigo “Evil” Ed ( Stephen Geoffreys ), que obviamente não acreditam. Desiludido, Brewster pede ajuda da polícia alegando que ocorreu um homicídio, mas quando os oficiais descobrem a teoria do rapaz, simplesmente o tratam como louco.
Sem mais alternativas, o fã de programas de terror “b” pede ajuda de Peter Vincent, que por coincidência está passando por apuros financeiros, visto que aparentemente seu show não tem muitos fãs, desesperado por um qualquer, o ex-astro da TV aceita ser o detetive da vez.
Chegando ao local acompanhado de Brewster e seus amigos, oferece água da torneira (rotulada como água benta) ao suposto vampiro, que não produz nenhum efeito. A situação muda quando por acidente, Peter olha no espelho e não vê o reflexo de Jerry.
Após o fato, Dandridge começa a perseguir os curiosos, e consegue transformar Ed em um vampiro, o tornando em seu lacaio (agora são 2, Evil Ed e Billy Cole, que é um zumbi) encurrala Amy e Charley em uma boate, e sequestra a moça, visto que ela o lembra de uma antiga paixão; no meio da confusão, os mocinhos descobrem que os dentuços tem fraqueza a cruz, porém esta deve ser utilizada com fé.
Tomados de coragem, Brewster e Vincent decidem resgatar a moça (que a esta altura já não estava tão linda assim) por conta própria.
Quando Charley e Vincent entram na casa, Dandridge os recebe no que ele chama de ‘A Hora do Espanto’, fazendo referência ao antigo show popular. Vincent até tenta, mas sua fé é fraca demais para ativar o poder da cruz. O vampiro ordena que seu servo Billy ( Jonathan Stark ) mate a dupla, mas eles atiram nele repetidamente e o esfaqueiam até sua morte.
Após a luta, Charley encontra o corpo de Amy. Ed se transforma em lobo (sim, os vampiros também têm este poder) e ataca Vincent, mas ele enfia um pedaço de corrimão de uma escada ao lado no coração de Evil, o matando. Depois de cuidar dos lacaios, a fé de Vincent funciona contra Dandridge, que se transforma em um morcego e morde Charley.
Só então, o sino do amanhecer toca, e todos eles vão para o porão da casa, onde Dandridge tenta se esconder em seu caixão. Amy (que já foi transformada) quase morde Charley, porém ele escapa e junto de Vincent, quebra as janelas de vidro do porão, deixando entrar a luz do sol. Dandridge queima e Amy é curada.
Na última cena, Charley e Amy estão em casa, assistindo ao popular novo programa de Vincent. O filme termina com um par de olhos vermelhos piscando repetidamente do lado de fora, e podemos ouvir o bordão de Evil Ed: Você é tão calmo, Brewster!”.
Sucesso internacional
O longa rapidamente ganhou fama no mundo todo, reunimos diferentes versões do poster lançado ao redor do globo.
Mídia Física
A Hora do Espanto foi lançado em VHS em 1986 nos EUA e em 1988 por aqui, devido à ampla disponibilidade, as fitas são facilmente obtidas em outros países, por aqui também não é difícil conseguir.
O filme foi lançado pela Columbia/TriStar Home Video em DVD nos EUA em 1999. Incluiu um disco de dupla face que apresentava a versão widescreen de um lado e a versão pan e scan do outro.
O DVD foi posteriormente lançado pela Sony Pictures Home Entertainment no mundo todo.
Em breve você poderá adquirir o seu aqui mesmo na VP.
Em dezembro de 2011, o filme foi lançado em Blu-ray nos EUA em uma edição limitada a 3.000 cópias, o disco esgotou rapidamente e se tornou um item caro, geralmente com preços na casa dos três dígitos.
Em 2014, foi lançado novamente no Japão e na Alemanha, ambos ostentando o trailer teatral como único extra. O disco alemão não tem região, pode ser reproduzido em todo o mundo e supostamente tem uma imagem mais nítida.
O Documentário
O documentário “You’re So Cool, Brewster! The Story of Fright Night” foi lançado em 2016, sendo produzido pelo próprio Tom Holland e com a participação dos atores do filme, é apresentado pelo personagem Peter Vincent , interpretado pelo ator Simon Bamford ( Hellraiser , Nightbreed ) usando maquiagem protética para ficar parecido com Roddy McDowall, o ator que estrelou o longa em 1985, conta com mais de 3 horas de conteúdo.
O nome do documentário faz referência ao bordão do personagem Evil Ed, porém como a frase foi dublada de forma incorreta para “Você é tão calmo, Brewster” não faz tanto sentido em português.
A produção contou com financiamento coletivo para sair do papel, arrecadando um total de £14,832, em apenas 30 dias, algo além do que a produtora Dead Mouse Productions esperava, inicialmente o valor necessário era de £10,000.
Sem dúvidas o longa está no coração de muitos amantes de filmes do anos 80, se você não conhece, vale a muito a pena!
O que achou do post? Te trouxe boas memórias? Deixe sua opinião nos comentários!