Super Mario Bros – O Filme segue batendo recordes e arrecadando números estrondosos nas bilheterias de todo o mundo, com mais de um bilhão de dólares se consolidou como o maior filme baseado em jogo de todos os tempos, veja neste post os melhores filmes baseados em jogos da história do cinema.
Sonic e Sonic 2
O amigo/rival de longa data do Mário foi agraciado com 2 bons longas, ao menos na opinião do público; o primeiro filme conta com nota 8 dos usuários no Metacritics e o segundo com 7.9.
Lembrar do filme do Sonic e não lembrar do design do protagonista inicial é inevitável, felizmente a Paramount considerou as críticas e fez um bom trabalho redesenhando o personagem, a atuação de Jim Carrey (embora não muito parecido com o Doutor Eggman dos games) merece destaque em ambas as produções, não são uma obra prima, mas como produto aquece o coração dos fãs dos jogos do ouriço azul, ainda mais em sua sequência, que expande o universo trazendo os personagens clássicos Tails e Knuckles, em tempo, é bem provável que exista um terceiro filme da franquia por conta da cena pós crédito do segundo filme.
Detective Pikachu
Pokémon é uma das maiores franquias da história dos videogames, a Warner fez um bom trabalho adaptando o universo dos monstrinhos (que conta como um jogo homônimo para o 3DS) a um live-action, embora, mais uma vez, os críticos não compartilhem desta opinião, a verdade é que os fãs das franquias se contentam e ficam felizes apenas em ver os personagens em belos modelos tridimensionais, e aspectos como enredo (que realmente é fraco) ficam em segundo plano.
Uncharted
Uncharted revolucionou os jogos de ação nos consoles, sendo até hoje um dos principais trunfos da Sony para a plataforma Playstation, pois o título é exclusivo da marca japonesa. As cenas de ação frenética e desenfreada que os fãs da franquia esperavam ver, não apareceram no longa, e de fato se parece com mais um filme de ação genérico, não é ruim, é apenas genérico, nenhum aspecto do filme chama atenção e tudo é razoável, até mesmo a atuação de Tom Holland como protagonista (que nada tem a ver com o personagem dos jogos).
Resident Evil
Em seis oportunidades para fazerem longas que agradem os fãs da lendária franquia de terror dos consoles, os diretores não conseguiram. Os filmes nem de longe passam a sensação de ação mista ao terror que os games nos fazem sentir, a nota mais alta da franquia no Metacritic é 49 e a mais baixa é 33 (primeiro filme), os jogadores merecem um reboot para as telonas, com uma nova protagonista, outros diretores e sem dúvida uma nova perspectiva.
Monster Hunter
O mesmo diretor da maioria dos filmes de Resident Evil, Paul W.S. Anderson e a mesma protagonista, Milla Jovovich conseguiram reproduzir os resultados obtidos anteriormente: notas regulares.
É claro que adaptar uma franquia que tem o foco em combater monstros é mais difícil do adaptar o cenário apocalíptico da franquia anterior, algumas referências a outras franquias são nítidas, Rambo, Alien, Duna e Piratas do Caribe, de fato, esse universo poderia ser bem melhor explorado, os fãs mereciam mais.
Tomb Raider
3 filmes e duas protagonistas:
Lara Croft: Tomb Raider, Lara Croft – Tomb Raider: A Origem da Vida e Tomb Raider: A Origem; Angelina Jolie e Alicia Vikander.
A estrela de Hollywood, Angelina Jolie, não agradou muito os fãs das franquias nos dois primeiros filmes, felizmente aqueles por trás do filme de 2018 aprenderam as lições certas, o filme de Alicia Vikander não foi um recordista de bilheteria, mas entregou uma adaptação mais fidedigna de Lara Croft e sua história. Por um tempo, foi o filme de videogame com maior audiência no Rotten Tomatoes, e de quebra ajudou a restaurar a confiança nas adaptações de filmes de videogame naquela altura.
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
O jogo “Prince of Persia” de nintendinho, foi (e continua sendo) um referencial quando se trata de física nos games, até hoje as pessoas se perguntam como um nível tão avançado foi alcançado com tão pouco recurso, como se não foi o bastante, o jogo homônimo ao filme ajudou a pavimentar o caminho para uma das franquias de vídeo game de maior sucesso na atualidade, Assassins Creed, a expectativa dos fãs era alta e apesar dos bons números de bilheteria, as sequências foram canceladas e a franquia planejada acabou depois de apenas um único filme, sendo bem sincero, eu gosto do filme (talvez seja a nostalgia) mas reconheço que o longa não é um primor.
Assassin’s Creed
Mais um filme baseado em games com um potencial enorme desperdiçado, Justin Kurzel e Michael Fassbender fizeram um trabalho digno de esquecimento, capaz de desagradar tanto os críticos como os fãs, que sem dúvida mereciam mais, até hoje os gamers se perguntam por qual motivo um dos personagens icônicos da franquia, como Ezio ou Connor, não foram aproveitados.
Mortal Kombat
Na verdade, existem dois filmes de Mortal Kombat que foram feitos nos anos 90 e foram considerados boas aventuras de artes marciais. O Reebot de 2021 do universo cinematográfico de Mortal Kombat se concentra mais na ação e no combate, e conta com bons efeitos especiais para apoiar isso. Não chega ser um clássico, mas Mortal Kombat entrega bem o que propõe e dá esperança para o futuro dos filmes de videogame.
Warcraft: O Primeiro Encontro Entre Dois Mundos
Ao contrário de outros filmes da lista, o fãs receberam bem este longa, o MMORPG lendário da Blizzard se concentra na guerra de duas facções, a Horda (comandada pelos Orcs) e a Aliança (comandada pelo homens) a história fica em segundo plano e a trama se concentra nas batalhas, alcançando a impressionante nota de 8.1 do publico, que embora tenha alcançado excelentes números na bilheteria, não tem nenhuma sequência planejada.
Super Mario Bros. O Filme
Mais um caso em que os críticos tiveram uma opinião divergente dos fãs, e bota divergente nisso, basta ver os números, apenas no Brasil mais de 5 milhões de pessoas já foram ao cinema e cerca de R$ 111 milhões arrecadados. O longa conseguiu fazer os fãs esquecerem, mesmo que por um segundo, o fiasco da década de 90, porém se você estiver muito familiarizado com os jogos, alguns aspectos da história podem parecer previsíveis. Você sabe que certos eventos acontecerão porque é um filme do Mario, felizmente, a Nintendo estava sabia disso e jogou junto com a previsibilidade, aumentando a comédia e, por sua vez, ajuda o filme a contar uma história mais contemporânea para um público moderno.
Lembra de mais algum filme de games que deveria estar na lista? Deixe nos comentários!
Veja também:
- Maiores Bilheterias do Cinema 1º Trimestre 2024!
- Top 10 Filmes e Séries do Wagner Moura
- Os melhores filmes do Cillian Murphy
- O Legado de Hanna-Barbera
- O Poder da Narrativa Não Linear em Filmes