Conheça todos os filmes de Stanley Kubric, listados do melhor ao pior, nesta lista elaborada pelo Rotten Tomatoes.
Stanley Kubrick é um dos principais diretores da história do cinema, conhecido por trabalhar em uma vasta gama de gêneros, passando por noirs como The Killing e Fear and Desire, até grandes sucessos como Spartacus, Paths of Glory, Dr. Strangelove, e é claro o brilhante e visionário 2001: Uma Odisséia no Espaço, considerada por muitos sua obra prima. Confira neste post, todos os filmes de Stanley Kubric ranqueados do melhor ao pior pelo famoso site de crísticas Rotten Tomatoes.
1 – Dr. Fantástico (1964)
Consenso dos Críticos: A brilhante sátira da Guerra Fria de Stanley Kubrick continua tão engraçada e afiada hoje quanto era em 1964.
Sinopse: Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.
Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Keenan Wynn, Slim Pickens
Nota (Tomatômetro) – 98%
2 – O Grande Golpe (1956)
Consenso dos Críticos: Um noir habilmente elaborado com mais em mente do que violência encenada com estilo, O Grande Golpe (The Killing) estabelece Stanley Kubrick como um cineasta de visão e controle incomuns.
Sinopse: Johnny é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida.
Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards, Jay C. Flippen
Nota (Tomatômetro) – 96%
3 – Glória Feita de Sangue (1957)
Consenso dos Críticos: Glória Feita de Sangue é um filme de guerra transcendentalmente humano de Stanley Kubrick, com sequências de batalha impressionantes e prolongadas e um final arrasador.
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o General Comandante Broulard ordena que seu subordinado, o general Mireau, ataque a trincheira alemã, oferecendo-lhe uma promoção como incentivo. Embora a missão seja imprudente ao ponto de suicídio, Mireau manda seu próprio subordinado, o coronel Dax, planejar o ataque. Quando o plano termina em desastre, o General Mireau exige a corte marcial de três soldados, aleatoriamente escolhidos para manter as aparências.
Elenco: Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou, George Macready
Nota (Tomatômetro) – 96%
4 – Spartacus (1960)
Consenso dos Críticos: Apresentando performances fantásticas e ação épica, o épico restaurador de espadas e sandálias de Kubrick é um verdadeiro clássico.
Sinopse: O rebelde Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido para o treinador gladiador Batiatus. Depois de semanas sendo treinado para matar na arena, Spartacus se rebela contra seus donos e lidera os outros escravos em uma rebelião. À medida que os rebeldes vão de cidade em cidade, os seus números aumentam conforme os escravos fugidos se juntam a eles. Sob a liderança de Spartacus, eles vão a caminho do sul da Itália, onde eles podem atravessar o mar e voltar para suas casas.
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Tony Curtis
Nota (Tomatômetro) – 94%
5 – 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
Consenso dos Críticos: Um dos mais influentes de todos os filmes de ficção científica – e um dos mais controversos – 2001, de Stanley Kubrick, é uma delicada e poética meditação sobre a engenhosidade – e a loucura – da humanidade.
Sinopse: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter
Nota (Tomatômetro) – 91%
6 – Nascido para Matar (1987)
Consenso dos Críticos: Intenso, bem construído e às vezes sombriamente cômico, Nascido para Matar (Full Metal Jacket) de Stanley Kubrick pode não ostentar o mais original dos temas, mas é extremamente eficaz em comunicá-los.
Sinopse: O soldado Davis, batizado de “Joker” pelo sargento linha-dura Hartman, suporta os rigores do treinamento básico e tenta ajudar o ridicularizado colega Lawrence. Na preparação, Hartman emprega métodos abusivos para transformar seus recrutas em verdadeiras máquinas de guerra. Lawrence não aguenta a pressão, mas Joker se forma no Corpo de Fuzileiros Navais e é enviado para o Vietnã como jornalista, cobrindo e, eventualmente, participando da sangrenta Batalha de Hué.
Elenco: Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D’Onofrio, R. Lee Ermey
Nota (Tomatômetro) – 91%
7 – Lolita (1967)
Consenso dos Críticos: Lolita de Kubrick adapta seu material de origem aparentemente inadaptável com um toque cômico astuto e uma excelente atuação de James Mason que transforma o controverso romance em algo refrescantemente novo sem sacrificar sua vantagem essencial.
Sinopse: Humbert é um professor europeu que muda para os Estados Unidos e aluga um quarto da viúva Charlotte, com quem acaba de casando. Porém, se apaixona pela filha sedutora de sua esposa, Lolita, de 12 anos, na esperança de tê-la só para si.
Elenco: James Mason, Shelley Winters, Sue Lyon, Peter Sellers
Nota (Tomatômetro) – 91%
8 – Barry Lyndon (1975)
Consenso dos Críticos: Cínico, irônico e repleto de sedutora iluminação natural, Barry Lyndon é um personagem complexo de um homem infeliz condenado pela sociedade georgiana.
Sinopse: No século 18, o aventureiro irlandês Redmond Barry transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade. Ele junta-se ao exército para logo em seguida tornar-se espião e traidor. Seu principal objetivo é chegar até a aristocracia através do casamento. Ele consegue casar-se com a milionária Lady Lyndon, mas após um breve período de felicidade, um triste destino o aguarda.
Elenco: Ryan O’Neal, Marisa Berenson, Patrick Magee, Hardy Krüger
Nota (Tomatômetro) – 89%
9 – Laranja Mecânica (1971)
Consenso dos Críticos: Perturbador e instigante, Laranja Mecânica é um pesadelo frio e distópico com um senso de humor muito sombrio.
Sinopse: O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke
Nota (Tomatômetro) – 88%
10 – A Morte Passou por Perto (1955)
Consenso dos Críticos: O segundo longa de Kubrick mostra sua promessa como um diretor poderoso e icônico em motivos e estilo.
Sinopse: O boxeador decadente Davey e a dançarina Gloria se conhecem e começam um romance, mas o relacionamento é interrompido pelo violento chefe da jovem, Vincent. O casal tenta fugir, mas Gloria é raptada por Vincent e seus capangas.
Elenco: Frank Silvera, Jamie Smith, Irene Kane, Jerry Jarrett
Nota (Tomatômetro) – 83%
11 – O Iluminado (1980)
Consenso dos Críticos: Embora se desvie do romance de Stephen King, O Iluminado de Stanley Kubrick é uma jornada arrepiante, muitas vezes barroca, rumo à loucura – exemplificada por uma reviravolta inesquecível de Jack Nicholson.
Sinopse: Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers
Nota (Tomatômetro) – 82%
12 – De Olhos Bem Fechados (1999)
Consenso dos Críticos: O intenso estudo de Kubrick sobre a psique humana rende uma impressionante obra cinematográfica.
Sinopse: Quando Alice admite ter fantasias sexuais com um homem que conheceu ao acaso, seu marido, o médico Bill Hartford, fica obcecado com a ideia. Ele descobre um grupo sexual secreto e comparece a um dos encontros, percebendo que se envolveu mais do que deveria.
Elenco: Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack, Marie Richardson
Nota (Tomatômetro) – 76%
13 – Medo E Desejo (1953)
Consenso dos Críticos: Apesar de toda a sua melancolia pesada e desigualdade estilística, Medo E Desejo (Fear and Desire) tem uma certa ferocidade que é difícil de abalar.
Sinopse: Quatro soldados sofrem uma queda de avião em terras inimigas e precisam voltar à base, mas os planos mudam quando uma camponesa cruza seus caminhos.
Elenco: Frank Silvera, Paul Mazursky, Kenneth Harp, Stephen Coit