Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2022, com todas as categorias e notas dos críticos.
Está chegando o maior evento da indústria cinematográfica, o Oscar 2022, marcado para o dia 27 de março, ou seja, exatos 10 dias, aqui você irá conferir a lista completa dos indicados, com todas as categorias e notas dos críticos para não ficar boiando durante a cerimônia.
Melhor filme
Amor, sublime amor
Título original: West Side Story
Gênero: Comédia Musical, Romance, Drama
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Ansel Elgort , Rachel Zegler , Ariana DeBose
Lançamento: 09/12/2021
Duração: 2 horas e 37 minutos
Nota IMDB: 7,4/10
Nota Rotten Tomatoes: 92%
Sinopse: Adaptado de um musical da Broadway, Amor, Sublime Amor conta uma história de amor e rivalidade juvenil que se passa na Nova Iorque de 1957. As gangues Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes e/ou porto-riquenhos, são rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side. Maria (Rachel Zegler) acaba de chegar à cidade para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andrés Rivera), algo ao qual ela não está muito animada. Quando em uma festa a jovem se apaixona por Tony (Ansel Elgort), ela precisará enfrentar um grande problema, pois ambos fazem parte de gangues rivais; Maria dos Sharks e Tony dos Jets. Nesta história inspirada por Romeu e Julieta, os dois pombinhos precisarão enfrentar a tudo e todos se quiserem celebrar este romance proibido.
Ataque dos Cães
Título original: The Power of the Dog
Gênero: Faroeste , Drama
Diretor: Jane Campion
Elenco: Benedict Cumberbatch , Kirsten Dunst , Jesse Plemons
Lançamento: 01/12/2021
Duração: 2 horas e 8 minutos
Nota IMDB: 6,9/10
Nota Rotten Tomatoes: 94%
Sinopse: Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) é brutalmente sedutor. Ele é um caubói tão cru quanto suas peles. O ano é 1925. Os irmãos Burbank são fazendeiros ricos em Montana. No restaurante Red Mill a caminho do mercado, os irmãos conhecem Rose, a proprietária viúva, e seu filho impressionável Peter. Phil se comporta tão cruelmente que leva os dois às lágrimas, divertindo-se com a dor e fazendo seus companheiros vaqueiros rirem – todos, exceto seu irmão George, que conforta Rose e depois volta a se casar com ela. Enquanto Phil oscila entre a fúria e a astúcia, sua provocação a Rose toma uma forma misteriosa – ele paira nas bordas de sua visão, assobiando uma música que ela não pode mais tocar. Sua zombaria de seu filho é mais aberta, amplificada pelos aplausos dos discípulos vaqueiros de Phil. Então Phil aparece para colocar o menino sob sua asa. A relação dos dois vai do céu ao inferno. O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los. Este último gesto é um abrandamento que deixa Phil exposto, ou um enredo que se torna ainda mais ameaçador?
Belfast
Título original: Belfast
Gênero: Drama
Diretor: Kenneth Branagh
Elenco: Caitriona Balfe , Jamie Dornan , Jude Hill
Lançamento: 10/03/2022
Duração: 1 hora e 39 minutos
Nota IMDB: 7,3/10
Nota Rotten Tomatoes: 87%
Sinopse: Belfast narra a vida de uma família protestante da Irlanda do Norte da classe trabalhadora da perspectiva de seu filho de 9 anos, Buddy, durante os tumultuosos anos de 1960. O jovem Buddy (Jude Hill) percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora, em meio de mudanças culturais e violência extrema. Buddy sonha em um futuro melhor, glamoroso, que vai tirá-lo dos problemas que enfrenta no momento, mas, enquanto isso não acontece, ele se consola com o carismático Pa (Jamie Dornan) e a Ma (Caitríona Balfe), junto com seus avós (Judie Dench e Ciarán Hins) que contam histórias maravilhosas. Enquanto isso, a família luta para pagar suas dívidas acumuladas. Pa sonha em emigrar para Sydney ou Vancouver, uma perspectiva que Ma encontrou com aflição. No entanto, ela não pode mais negar a opção de deixar Belfast à medida que o conflito piora e Pa recebe uma promoção e um acordo de moradia na Inglaterra de seus empregadores.
Drive My Car
Título original: Doraibu mai kâ
Gênero: Drama, Romance
Diretor: Ryusuke Hamaguchi
Elenco: Hidetoshi Nishijima , Toko Miura , Masaki Okada
Lançamento: 17/03/2022
Duração: 2 horas e 57 minutos
Nota IMDB: 7,7/10
Nota Rotten Tomatoes: 97%
Sinopse: Em Drive My Car, adaptado de um conto de Haruki Murakami, o filme segue duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o seu passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima), uma mulher muito bonita, porém também uma roteirista com muitos segredos, com que divide sua vida, seu passado e colaboração artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas perguntas sem respostas de seu relacionamento com ela e arrependimento de nunca conseguir compreendê-la completamente. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima, embarcando em seu precioso carro Saab 900. Lá, ele conhece e tem que lidar com Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem chauffeur, com que tem que deixar o carro. Apesar de suas dúvidas iniciais, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.
Duna
Título original: Dune
Gênero: Ficção científica , Drama
Diretor: Denis Villeneuve
Elenco: Timothée Chalamet , Rebecca Ferguson , Oscar Isaac
Lançamento: 21/10/2021
Duração: 2 horas e 36 minutos
Nota IMDB: 8,1/10
Nota Rotten Tomatoes: 84%
Sinopse: Inspirado na série de livros de Frank Herbert, Duna se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.
King Richard: Criando Campeãs
Título original: King Richard
Gênero: Drama , Biografia
Diretor: Reinaldo Marcus Green
Elenco: Will Smith , Aunjanue Ellis , Saniyya Sidney
Lançamento: 02/12/2021
Duração: 2 horas e 25 minutos
Nota IMDB: 7,5/10
Nota Rotten Tomatoes: 90%
Sinopse: King Richard: Criando Campeãs é um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tênistas Serena Williams e Venus Williams. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo a visão clara de futuro que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo. Armado com plano ousado, Richard Williams trabalha para escrever suas filhas na história. Treinando nas quadras de tênis negligenciadas de Compton, Califórnia – faça chuva ou faça sol – as meninas são moldadas pelo compromisso inflexível de seu pai e pela perspectiva equilibrada e intuição aguçada de sua mãe, desafiando as probabilidades aparentemente intransponíveis e as expectativas prevalecentes diante delas. King Richard segue a jornada edificante de uma família cuja determinação inabalável e crença incondicional acaba por entregar duas das maiores lendas do esporte do mundo.
Licorice pizza
Título original: Licorice Pizza
Gênero: Drama , Comédia , Romance
Diretor: Paul Thomas Anderson
Elenco: Alana Haim , Cooper Hoffman , Bradley Cooperl Smith , Aunjanue Ellis , Saniyya Sidney
Lançamento: 17/02/2022
Duração: 2 horas e 14 minutos
Nota IMDB: 7,5/10
Nota Rotten Tomatoes: 91%
Sinopse: Licorice Pizza é a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) crescendo, correndo e se apaixonando no Vale de San Fernando, 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15. Eles se conhecem em um dia de foto na escola de Gary, onde Alana está ajudando os fotógrafos no fatídico dia. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a navegação traiçoeira do primeiro amor e como Alana tem a jornada de autodescoberta de uma jovem: experimentando diferentes empregos e roupas, diferentes prioridades e personalidades e vendo o que se encaixa. Enquanto Gary está iniciando sua carreira de ator em Hollywood, com a ajuda dos pais e trazendo consigo Alana para o meio.
No Ritmo do Coração
Título original: CODA
Gênero: Drama
Diretor: Siân Heder
Elenco: Emilia Jones , Marlee Matlin , Eugenio Derbez
Lançamento: 23/03/2022
Duração: 1 hora e 51 minutos
Nota IMDB: 8/10
Nota Rotten Tomatoes: 95%
Sinopse: No Ritmo do Coração conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, treina para ser aceita na faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.
Não Olhe Para Cima
Título original: Don’t Look Up
Gênero: Comédia
Diretor: Adam McKay
Elenco: Leonardo DiCaprio , Jennifer Lawrence , Meryl Streep
Lançamento: 09/12/2022
Duração: 2 horas e 22 minutos
Nota IMDB: 7,2/10
Nota Rotten Tomatoes: 55%
Sinopse: Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico. Porém a dupla terá que fazer mais do que falar a chocante notícia para o público, já que ninguém quer acreditar neles ou muito menos dar notícias tristes para o mundo. Um retrato de uma realidade e de um futuro extremamente próximo.
O Beco do Pesadelo
Título original: Nightmare Alley
Gênero: Drama , Suspense
Diretor: Guillermo del Toro
Elenco: Bradley Cooper , Cate Blanchett , Toni Collette
Lançamento: 27/01/2022
Duração: 2 horas e 31 minutos
Nota IMDB: 7,1/10
Nota Rotten Tomatoes: 80%
Sinopse: Em O Beco do Medo, quando o carismático, mas sem sorte, vigarista Stanton Carlisle (Bradley Cooper) acaba entrando para um “circo dos horrores” após perder tudo. Lá ele encontra a vidente Zeena (Toni Collette) e seu marido Pete (David Strathairn), que fazem um show de leitura fria e um engenhoso sistema de linguagem codificada para fazer parecer que ela tem poderes mentais extraordinários. Mas logo Pete começa a ensinar a Stan sobre os truques, fazendo com que Stan tenha uma ideia para um “passaporte” para a riqueza e tirar dinheiro da elite Nova Yorkina dos anos 1940. Anos depois, após sair do circo e se juntar com Molly (Rooney Mara), uma das intérpretes do show, Stan é conhecido como “O Grande Stanton”, pondo em prática o que tinha imaginado anos antes. Mas durante uma de suas performances, ele acaba se envolvendo em um jogo de gato e rato com a psicóloga Lilith Ritter (Cate Blanchet) que tentar expor suas habilidades fraudulentas. Não conseguindo, Stan se envolve com um rico da época que quer contratá-lo para falar com o falecido filho e ganhar muito dinheiro, mas a psicóloga não vai deixar isso passar tão rapidamente.
Melhor direção
Kenneth Branagh – “Belfast”
Hamaguchi Ryusuke – “Drive my car”
Jane Campion – “Ataque dos cães”
Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza”
Steven Spielberg – “Amor, sublime amor”
Melhor atriz
- Jessica Chastain – “Os olhos de Tammy Faye”
- Kristen Stewart – “Spencer”
- Nicole Kidman – “Apresentando os Ricardos”
- Olivia Colman – “A filha perdida”
- Penélope Cruz – “Mães paralelas”
Melhor ator
- Andrew Garfield – “Tick, tick… Boom!”
- Benedict Cumberbatch – “Ataque dos cães”
- Denzel Washington – “A tragédia de Macbeth”
- Javier Bardem – “Apresentando os Ricardos”
- Will Smith – “King Richard: criando campeãs”
Melhor atriz coadjuvante
- Ariana DeBose – “Amor, sublime amor”
- Aunjanue Ellis – “King Richard: criando campeãs”
- Jessie Buckley – “A filha perdida”
- Judi Dench – “Belfast”
- Kirsten Dunst – “Ataque dos cães”
Melhor ator coadjuvante
- Ciarán Hinds – “Belfast”
- J.K. Simmons – “Apresentando os Ricardos”
- Jesse Plemons – “Ataque dos cães”
- Kodi Smit-McPhee – “Ataque dos cães”
- Troy Kotsur – “No ritmo do coração”
Melhor filme internacional
- A Felicidade das Pequenas Coisas – Butão
- A Mão de Deus – Itália
- A Pior Pessoa do Mundo – Noruega
- Drive my car – Japão
- Flee – Dinamarca
Melhor roteiro adaptado
- A filha perdida
- Ataque dos cães
- Drive my car
- Duna
- No ritmo do coração
Melhor roteiro original
- A pior pessoa do mundo
- Belfast
- King Richard: criando campeãs
- Licorice pizza
- Não olhe para cima
Melhor figurino
- Amor, sublime amor
- Cruella
- Cyrano
- Duna
- O beco do pesadelo
Melhor trilha sonora
- Ataque dos cães
- Duna
- Encanto
- Mães paralelas
- Não olhe para cima
Melhor animação
- A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”
- Encanto
- Flee
- Luca
- Raya e o último dragão
Melhor curta de animação
- A Sabiá Sabiazinha
- Affairs of the art
- Bestia
- Boxballet
- The windshield wiper
Melhor curta-metragem em live action
- Ala kachuu – Take and run
- On my mind
- Please hold
- The dress
- The long goodbye
Melhor documentário
- Ascension
- Attica
- Flee
- Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)”
- Writing with fire
Melhor documentário de curta-metragem
- Audible
- Onde eu moro
- The queen of basketball
- Três canções para Benazir
- When we were bullies
Melhor som
- Amor, sublime amor
- Ataque dos cães
- Belfast
- Duna
- Sem tempo para morrer
Canção original
- Be Alive – “King Richard: criando campeãs”
- Dos Oruguitas – “Encanto”
- Down To Joy – “Belfast”
- No time to die – “Sem tempo para morrer”
- Somehow you do -“Four good days”
Maquiagem e cabelo
- Casa Gucci
- Cruella
- Duna
- Os olhos de Tammy Faye
- Um Príncipe em Nova York 2
Efeitos visuais
- Duna
- Free guy
- Homem-Aranha: Sem volta para casa
- Sem tempo para morrer
- Shang-Chi e a lenda dos dez anéis
Melhor fotografia
- A tragédia de Macbeth
- Amor, sublime amor
- Ataque dos cães
- Beco do pesadelo
- Duna
Melhor edição
- Ataque dos cães
- Duna
- Não olhe para cima
- Tick, tick… boom!
Melhor design de produção
- A tragédia de Macbeth
- Amor, sublime amor
- Ataque dos cães
- Duna
- O beco do pesadelo
Agora que você já conhece todos os indicados, é só esperar a cerimônia e torcer para o seu favorito!
Abraços e até a próxima.